7 dicas para uma campanha bem-sucedida de mídia social
E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

Guia Absolutamente Completo | Você vai ter acesso ao passo a passo de como começar no marketing digital. Comece hoje mesmo alavancar seu négocio com esse SUPER E-BOOK

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

7 dicas para uma campanha bem-sucedida de mídia social

O que é uma campanha de mídia social bem-sucedida e como você garante que o dinheiro gasto nas mídias sociais gere um alto retorno sobre o investimento (ROI).

O que é uma campanha de mídia social bem-sucedida?

Ponto de interrogação - O que é, quando e como usar, exemplos práticos

Quando você executa campanhas nas mídias sociais, a primeira coisa a fazer, mesmo antes de configurá-las, é definir suas metas e condições.

Por metas e condições, pretendo identificar o que você deseja alcançar com suas campanhas (metas), como medir o ROI e o que você considera uma campanha de sucesso ou não.

Para dar alguns exemplos, uma campanha de mídia social bem-sucedida pode ser aquela que:

  • Tenha mais seguidores
  • Consiga mais compartilhamentos
  • Mais tráfego para um site
  • Obtenha mais conversões

Seus objetivos dependem dos objetivos de negócios e de marketing (aumentar a conscientização da marca, fazer mais vendas, aumentar a realeza do cliente etc.), mas em geral eles devem se enquadrar em uma das categorias acima.

7 dicas para campanhas em mídias sociais

Apesar do que você deseja obter com as mídias sociais, existem algumas diretrizes ou dicas que você pode seguir para aumentar suas chances de executar uma campanha de mídia social bem-sucedida.

  1. Execute uma campanha piloto primeiro
  2. Torne suas campanhas segmentadas e não gerais
  3. Não se esqueça do “Apelo à ação”
  4. Acompanhe os resultados
  5. As pessoas não querem ver seus anúncios
  6. Saiba quando parar
  7. Acompanhe o que as pessoas dizem sobre sua campanha

1. Execute uma campanha piloto primeiro

Google para Dentistas

Antes de começar sua campanha principal, é melhor executar uma campanha piloto por alguns dias ou uma semana para testar anúncios diferentes, opções de segmentação e mensagens para que, quando você executar a campanha principal, ela seja mais otimizada.

Por exemplo, se você planeja executar uma campanha no Facebook por um mês, pode executar uma campanha piloto por uma semana testando 2-3 imagens para os anúncios e diferentes opções de segmentação e, no final da semana, inicia sua campanha principal com os vencedores (anúncios com a melhor CTR).

2. Torne suas campanhas segmentadas e não gerais

As redes de mídia social têm muitas informações sobre os usuários e isso inclui dados demográficos, interesses, gostos e desgostos e muito mais.

Ao executar campanhas nas mídias sociais, tire proveito de todos esses dados e direcione suas campanhas para grupos específicos de pessoas (com base em dados demográficos ou interesses) e você obterá melhores resultados, menor custo e maior ROI.

3. Não se esqueça do “Apelo à ação”

Você sabe o que é call to action, "chamada para ação" ?

Ao executar uma campanha no Facebook ou Instagram, é fácil ser realizado e esquecer o ‘apelo à ação’.

Em termos simples, essa é a parte em que você solicitará aos usuários que façam algo, por exemplo, visite seu site, registre-se em seu boletim informativo, visualize seus produtos ou serviços.

Em todo e qualquer anúncio ou postagem promovida, verifique se há uma indicação clara do que os usuários devem fazer quando virem seus anúncios.

Aqui está um exemplo muito bom da Go Super no Facebook.

Como escrever copy para anúncios que atraem cliques – Marketing ...

4. Acompanhe os resultados

Pode parecer óbvio, mas este é provavelmente o erro número um que as pessoas cometem quando configuram campanhas de mídia social.

É verdade que todas as redes fornecerão estatísticas sobre sua campanha (número de visualizações, cliques no anúncio, custos etc.), mas você também precisará configurar suas metas analíticas do Google e o acompanhamento de conversões para saber quais dos usuários executaram uma ação isso é importante para você.

As estatísticas são boas, mas você precisa de mais dados para determinar se a campanha foi um sucesso ou um fracasso.

Por exemplo, quando você executa uma campanha no Facebook com a intenção de obter conversões, precisa configurar o acompanhamento de conversões do Facebook para saber quais visitas do Facebook geraram uma conversão e também calcular o custo de conversão.

5. As pessoas não querem ver seus anúncios

Closeup Retrato De Jovem Que Sofre De Dor De Dente, Segurando Os ...

As redes sociais são para pessoas e não para empresas.

Isso significa que, se você esforçar demais ao promover seus negócios sem dar incentivos ou benefícios ao usuário de mídia social, irá falhar.

É melhor ter sempre em mente que os usuários não desejam ver seus anúncios e tentar encontrar maneiras e incentivos para envolvê-los com sua mensagem.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de descontos ou ofertas especiais.

Veja, por exemplo, como a Maza Box está anúnciando uma promoção aos usúarios.

Publicidade Online: as melhores formas de ser visto na Internet

6. Saiba quando parar

As mídias sociais são uma maneira eficaz de obter mais clientes e realizar mais vendas, mas esse nem sempre é o caso de todas as empresas em todos os nichos.

Há casos em que a mídia social não é o meio certo para alcançar novos clientes e pode ser melhor interromper suas campanhas em vez de gastar seu dinheiro sem retorno.

Digamos que você esteja executando uma campanha por três semanas e já tenha atingido milhares de pessoas com uma boa CTR, mas não realizou nenhuma venda.

O que você faz? Continue executando a campanha e gaste mais dinheiro ou pare com isso?

Não existe uma resposta simples, mas a melhor abordagem é examinar se há uma maneira de otimizar ainda mais a campanha, alterando suas opções de segmentação ou otimizando sua página de destino.

Se você acha que os dois já estão otimizados, talvez a melhor abordagem seja interromper a campanha e alocar seu orçamento em outras ferramentas (campanhas de PPC, SEO etc.).

Para minimizar as chances de declarar sua campanha como uma falha, você pode realizar campanhas piloto mais cuidadosas (como explicado na Dica 1 acima) no início e antes de gastar muito dinheiro.

7. Acompanhe o que as pessoas dizem sobre sua campanha

Falar é fácil. Difícil é saber escutar e usar o silêncio na hora ...

Acontece que algumas pessoas podem não estar felizes ao ver seus anúncios e não gostam da ideia de que você está tentando vender algo para que, às vezes, insiram comentários ruins ou compartilhem algo de ruim sobre sua empresa ou produtos.

É importante que, durante o período em que você executa suas campanhas você também monitore as menções de sua marca (a maneira mais simples é procurar sua marca no Facebook, Instagram, Pinterest etc.) e ver o que as pessoas estão dizendo sobre ela.

Você pode tentar reverter quaisquer comentários ou críticas ruins, fornecendo respostas ou soluções honestas para seus comentários ou perguntas.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *