Como 3 marcas usam o WhatsApp para marketing | Viva de Marketing
E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

Guia Absolutamente Completo | Você vai ter acesso ao passo a passo de como começar no marketing digital. Comece hoje mesmo alavancar seu négocio com esse SUPER E-BOOK

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como 3 marcas usam o WhatsApp para marketing

Em 2019, o WhatsApp alcançou 2 bilhões de usuários globais e se solidificou como o aplicativo de mensagens móvel mais popular do mundo.

Quando o aplicativo foi lançado em 2009, era apenas uma plataforma básica de SMS que permitia fazer logon, enviar mensagens de texto a amigos, enviar fotos ou vídeos e fazer chamadas de voz globalmente usando Wi-Fi. O aplicativo se tornou popular como uma alternativa ao pagamento de contas telefônicas caras para se comunicar com entes queridos em todo o mundo.

Mais recentemente, em 2018, o aplicativo inovou ainda mais adicionando uma opção de bate-papo em grupo e videochamadas em grupo . Enquanto isso, outras marcas utilizaram o WhatsAp como um canal no qual clientes ou possíveis clientes podem contatá-los com perguntas sobre um produto.

Além da grande base de usuários do WhatsApp e dos recursos de marca, o aplicativo também se torna intrigante para as empresas, devido à forma como atrai usuários de todo o mundo. Embora o aplicativo tenha sido criado nos Estados Unidos e seja popular na América do Norte, os dois países com mais usuários são na verdade Índia e Brasil .

Devido à sua audiência global, as marcas que buscam comercializar internacionalmente podem aproveitar o WhatsApp, além de redes sociais globais e campanhas de publicidade paga.

Mas, as coisas estão mudando para as marcas no WhatsApp.

As crescentes oportunidades de negócios do WhatsApp

WhatsApp e o Facebook anunciaram o lançamento do WhatsApp for Business , um aplicativo que permite às empresas criar uma conta com informações da empresa, permitir contatos para enviar mensagens de texto ou chamá-los e monitorar insights relacionados a aplicativos.

Perfil do WhatsApp for Business

O WhatsApp for Business, que conquistou mais de 5 milhões de usuários desde o seu lançamento em 2019 , também permite às empresas criar e compartilhar catálogos de produtos , que destacam as ofertas atuais e podem ser vinculados a sites de comércio eletrônico. Depois que uma empresa cria um catálogo, sua equipe de marketing pode compartilhar seu link no perfil da marca ou em conversas com possíveis clientes. Aqui está uma rápida demonstração de como a ferramenta de catálogo funciona:

Embora o Facebook planeje integrar o WhatsApp e o Instagram em sua própria plataforma, o CEO Mark Zuckerberg diz que o WhatsApp continuará sendo um aplicativo independente que se beneficia do ecossistema de aplicativos do Facebook.

Como o WhatsApp é um aplicativo em crescimento que provavelmente não será interrompido tão cedo, empresas de todos os tamanhos continuam experimentando. Principais indústrias no WhatsApp.

Mais recentemente, dois setores específicos que estão migrando para o WhatsApp estão publicando e moda . Enquanto isso, empresas de alimentos e bebidas como a Absolut Vodka também aproveitam a plataforma de marketing.

Se você também deseja atingir o público global, vale a pena considerar uma estratégia do WhatsApp agora ou no futuro. Mas, se você é novo na plataforma, pode precisar de alguma inspiração para saber mais sobre o que faz com que a estratégia de um aplicativo de mensagens móveis seja bem-sucedida.

Para ajudar a planejar seu primeiro experimento, aqui estão algumas das melhores táticas do WhatsApp com as quais os profissionais de marketing podem aprender.

Como 3 marcas estão usando o WhatsApp

Adidas

Adidas - Wikipedia

A Adidas usa o WhatsApp desde 2015 para responder a perguntas sobre seus produtos e promover novos itens para clientes em potencial. Mas recentemente, eles lançaram uma campanha que combinava bate-papos ao vivo e marketing de influenciadores.

Em 2019, depois de perceber que as equipes atléticas usavam o WhatsApp para enviar comunicações ou anúncios para toda a equipe, a Adidas se ofereceu para ajudar os jogadores de esportes recreativos a “alugar” um atleta profissional – ou “predador” – para um de seus próximos jogos.

Em um grupo do WhatsApp aberto temporariamente pela Adidas, a empresa compartilhou que queria ajudar um time descoordenado de esportes recreativos a vencer um único jogo “alugando” um atleta profissional. A partir daí, os atletas e treinadores de recreação foram solicitados a enviar mensagens do WhatsApp notando o esporte que praticavam, quando era o próximo jogo e por que precisavam emprestar um atleta profissional para vencer.

Campanha Absolut Vodka

ABSOLUT VODKA Vector Logo - (.SVG + .PNG) - GetVectorLogo.Com

Uma das primeiras histórias de sucesso do WhatsApp veio da empresa sueca de bebidas alcoólicas Absolut Vodka. Ao comercializar o lançamento de seu produto de vodka Absolut Unique em 2013, a Absolut lutou com o público global e estava competindo fortemente com outras empresas de bebidas que tinham muitos anos de história apoiando-as.

Ao contrário de muitas outras empresas de bebidas alcoólicas, a Absolut ainda não tinha uma história de sucesso de longa data por trás de sua marca. Embora algumas empresas de bebidas pudessem comercializar facilmente como estavam usando as mesmas receitas há centenas de anos, a Absolut só foi criada em 1979 .

Em vez de inventar uma história que falasse com públicos de todas as idades, a Absolut decidiu aproveitar o sistema de mensagens do WhatsApp para ganhar credibilidade e conscientização do público jovem em todo o mundo.

Para marcar o lançamento argentino da Absolut Unique, a empresa de bebidas promoveu um concurso onde você poderia ganhar dois ingressos para uma celebração do novo produto na Argentina. Para entrar nos ingressos, você tinha que ir no WhatsApp e enviar uma mensagem para a conta de um porteiro chamado Sven para convencê-lo por que você merecia participar da festa.

Embora a Absolut agora seja uma empresa gigante e bem conhecida, este é um ótimo exemplo de como a marca reconheceu e alavancou o WhatsApp como uma plataforma que poderia ser usada para aumentar o reconhecimento da marca local e as vendas em outra parte do mundo.

Hellmann’s

Hellmann's Eggless Spread Receives Vegan Certification From Vegan ...

Em 2014, a Hellmann’s, uma empresa de maionese com sede nos EUA, queria alcançar públicos no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Para fazer isso, eles contrataram uma equipe de chefs profissionais para ajudá-los com uma campanha do WhatsApp.

WhatsCook camapgin no whatsapp

WhatsCook camapgin no whatsapp

Segundo a Cubo , uma agência que ajudou nessa campanha, 13.000 pessoas se inscreveram no serviço e o participante médio interagiu com um chef por 65 minutos.

Com a campanha “WhatsCook”, os especialistas da Hellmann aproveitaram a indústria como uma maneira de entrar em contato com os fãs. A empresa já sabia que as pessoas que compraram sua maionese queriam usá-la. Mas eles também sabiam que as pessoas podem não conhecer muitas receitas favoráveis ​​à maionese. Com essa estratégia, a marca se envolveu com pessoas que gostam de cozinhar e resolveu para o cliente, mostrando-lhes como usar o principal produto da Hellmann de maneiras diferentes.

Navegando em mensagens móveis

Como visto acima, o WhatsApp pode ajudar as marcas a criar perspectivas interessantes em leads. No momento, você não pode enviar uma mensagem para toda a plataforma social, mas pode enviar links e se envolver com contatos que já demonstraram interesse em sua marca.

Embora todos os exemplos sejam bastante diferentes, todos enfatizam como as técnicas de mensagens móveis interativas e altamente personalizadas podem ser benéficas para o marketing.

Se você planeja testar uma experiência do WhatsApp, lembre-se destas táticas:

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *