A tendências de marketing para 2020: veja o que acontecerá.

Idéia criativa de lâmpada 2020 ano novo, com empresário trabalhando no laptop Foto Premium
Tendencia para 2020

O ano novo está chegando. E eu sei que você já está preparado porque você lê este blog e vários outros blogs de marketing.

Mas eis o seguinte: eu também li a maioria dos blogs populares de marketing, sigo muitos canais de marketing digital no YouTube e ouço os podcasts relacionado a marketing digital .

E notei que quase ninguém está falando sobre o que realmente vai acontecer em 2020.

E, na verdade, existem tendências mais interessantes que afetarão seu marketing, das quais ninguém está realmente falando.

Então, quais são essas tendências? O que vai acontecer em 2020?

Tendência # 1: empresas que confiarem no Google Analytics serão derrotadas pela concorrência.

Resultado de imagem para o Google Analytics
Google Analytics

Todos nós amamos o Google Analytics, eu amo muito também.

Você provavelmente está se perguntando, o que há de errado com o Google Analytics?

Na verdade, não há muito errado com isso. É uma ótima ferramenta, especialmente considerando que é grátis.

Mas aqui está a coisa: o marketing está mudando. Novos canais estão sendo introduzidos constantemente, como a pesquisa por voz.

E as transações não são mais tão simples quanto alguém que compra e compra de você e é isso.

Hoje em dia existem coisas como upsells, down sells, compras repetidas e até lances de caixa . Além disso, existem muitas maneiras diferentes de gerar receita para o seu negócio on-line, como parcerias, marketing de afiliados e até seminários on-line.

Isso levou as empresas a começar a usar soluções de análise que se encaixam melhor em seus bancos de dados, como o Amplitude . Ou melhor ainda, você está vendo um grande impulso na inteligência comercial.

Um local central onde você pode vincular todos os seus dados e tomar decisões mais bem informadas para otimizar o valor da sua vida, em vez da sua renda de curto prazo.

Em 2020, você verá mais empresas adotando soluções de inteligência de negócios … de pagas a gratuitas, como o Google Data Studio .

Tendência # 2: as empresas otimizarão a pesquisa por voz.

Image result for pesquisa por voz
Pesquisa por Voz

Segundo a ComScore, mais de 50% das pesquisas em 2020 serão de pesquisa por voz . Mas essa não é realmente uma nova tendência … todo mundo fala sobre isso há anos.

Então, qual é o grande problema?

Otimizar a pesquisa por voz é uma ótima maneira de divulgar mais sua marca, mas como isso será convertido em vendas?

Até agora, não vi muitas soluções para capitalizar seu tráfego de pesquisa por voz, mas até agora existe o Jetson.ai .

Se você não conhece o Jetson.ai, ele permite que as pessoas possam comprar no seu site usando a pesquisa por voz. Não importa se é o Alexa ou o Google Home, eles funcionam com a maioria dos dispositivos populares.

O interessante do Jetson.ai é que ele pode aprender com cada cliente e personalizar as interações.

Por exemplo, se eu continuar solicitando o mesmo creme dental em uma loja específica usando a pesquisa por voz, o Jetson.ai acompanhará isso para que você possa facilmente continuar solicitando o mesmo produto repetidamente, com pouco ou nenhum atrito.

Caramba, é mais fácil do que fazer login no seu computador ou retirar o telefone para fazer uma compra.

Tendência # 3: suas listas também não serão convertidas; portanto, você precisará procurar canais de comunicação alternativos.

Related image
Lista de Contato

E-mail, é algo que todos usamos no mundo corporativo.

E você consegue adivinhar o que todos estamos percebendo?

Nossas tarifas em aberto permanecem praticamente as mesmas e isso ocorre principalmente porque todos sabemos como limpar e otimizar a capacidade de entrega.

Mas nossas taxas de cliques estão caindo.

Até agora, como um grupo, vimos nossas taxas de cliques caírem 9,4% em 2019.

Agora, isso significa que o e-mail está morto?

Claro que não!!!

O e-mail veio para ficar e ficará aqui por muito tempo.

Mas o que as empresas terão que fazer em 2020 é aproveitar mais canais de comunicação.

Os chatbots decolam drasticamente. Não necessariamente o Intercom ou o Drift do mundo, mas mais ainda as soluções como ManyChat e MobileMonkey .

ManyChat e MobileMonkey aproveitam o Facebook Messenger e, ao conectá-lo ao Instagram e WhatsApp, ficarão ainda mais populares.

Além dos chatbots, você verá mais pessoas utilizando ferramentas que permitem notificações por push, como Assinantes .

Tendência # 4: os fossos quase não existem, exceto as marcas.

Você provavelmente já ouviu a palavra “fosso” antes. Caso contrário, pense na água ao redor do castelo.

Image result for fosso de castelo
Marketing Digital

No passado, eles tinham água por todo o castelo e usavam uma ponte levadiça para entrar e sair do castelo, para protegê-los dos invasores.

Com o seu negócio, você pode ter um fosso. Pode ser um recurso, sua estrutura de custos, uma vantagem tecnológica ou mesmo uma vantagem de marketing.

Ao longo dos anos, os fossos no mundo online desapareceram lentamente.

É fácil para qualquer um copiar hoje em dia. Então, o que está separando você da sua concorrência?

Algo pode funcionar agora, mas não vai durar para sempre …

Mas você sabe o que ainda será um fosso forte em 2020 e ainda mais forte no futuro?

É marca.

As pessoas compram sapatos Jordan porque amam Michael Jordan. Sua marca está mais forte do que nunca, mesmo que ele não jogue na NBA há cerca de 16 anos.

Seus sapatos são tão populares que o ajudaram a aumentar seu patrimônio líquido para mais de um bilhão de dólares . Além disso, possuir um time de basquete também não dói. 😉

Mas o interessante é que ele ganhou mais dinheiro após a aposentadoria do que como jogador de basquete.

E não foi apenas a Jordan que construiu uma marca forte … os Kardashians também .

Kylie lançou uma empresa de bilhões de dólares de acordo com a Forbes e foi tudo por causa de sua marca pessoal. Sua empresa de cosméticos não está fazendo nada de revolucionário. Ela só tem uma marca forte … e boa para ela por monetizar sua marca.

O mesmo vale para empresas como Nike, Ferrari, Tesla, American Express … e a lista continua.

É por isso que as empresas gastam mais de 10 bilhões de dólares por ano em marketing de influenciadores .

Você quer construir uma marca em 2020. Seja pessoal ou corporativo, é o melhor fosso que você pode construir em marketing. 

Tendência # 5: o marketing se tornará um campo de jogo mais uniforme, você não terá escolha a não ser usar a automação

Image result for automaçao seo
Automação SEO

Quando comecei como empreendedor, voltei-me para o SEO porque não podia pagar os grandes orçamentos de anúncios como meus concorrentes.

Caramba, eu não podia nem publicar anúncios pagos.

Existem empresas de financiamento que lhe darão dinheiro para gastar em marketing, para que empresas sem financiamento possam competir com mais facilidade.

E ainda por cima, as soluções de software estão começando a integrar a IA para dar melhores recomendações. Do Clickflow e do RankScience ao ODN destilado … todo mundo está tentando usar a IA para criar SEO e outras formas de marketing.

Caramba, o BrightEdge pode até automatizar seu SEO (ou pelo menos uma grande parte dele). Segundo eles, sua solução automatizada de SEO aumenta em 60% as visualizações de páginas por visita, além de fornecer 21% mais palavras-chave na página um.

Em outras palavras, o campo de atuação do marketing está ficando mais uniforme. E se você quiser se sair bem, precisará aproveitar a IA e a automação.

Se todo mundo está usando e você não, você será esmagado, porque isso fará as alterações com mais rapidez e precisão do que um humano. Novamente, é a única opção que você terá se quiser competir continuamente.

Mas não se preocupe, haverá soluções acessíveis / gratuitas que existem, é apenas uma questão de tempo. 😉

Se todos estão aproveitando a mesma tecnologia de marketing de IA, como você pode vencer seus concorrentes?

Bem, tudo se resumirá a … preço, atendimento ao cliente, vendas, operações, vendas … Todas as pequenas coisas são o que o ajudarão a vencer.

Tendência # 6: Personalização é o novo marketing.

Image result for automaçao seo
Novo Marketing

O problema com o marketing como existe hoje é que 95% dos visitantes nunca serão convertidos em clientes. E isso se você tiver sorte.

Provavelmente, é mais provável que você veja 97% dos visitantes nunca convertidos.

O grande motivo não é que seu marketing seja uma merda ou que todos esses visitantes sejam indesejados e não qualificados.

É que sua mensagem não se encaixa em todos os visitantes.

Mas, através da personalização, você pode converter mais visitantes em clientes.

Um exemplo básico disso é a Amazon. Quando você vai à Amazon, eles conhecem seus padrões e o que você normalmente compra, e mostram o que eles acham que você deseja ver para aumentar as conversões.

E funciona! Quando entro na Amazon, vejo toneladas de produtos de tecnologia e isso que compro com mais frequência. Eu nunca compro comida de cachorro (o que é inteligente porque não tenho cachorro), por isso nunca verei anúncios de comida de cachorro.

O marketing vai se tornar um jogo de personalização. Com os custos de anúncios e até mesmo os custos gerais de marketing aumentando, você não tem escolha, a não ser descobrir como converter os 97% de seu tráfego que nunca retornam.

Eu sei que muitas das coisas que mencionei acima não são muito comentadas e não são tópicos populares de marketing que todo mundo quer ouvir … mas é o futuro .

Essas são tendências que se tornarão realidade, algumas já o são e você precisará se adaptar a elas.

Aqui está a parte bonita, no entanto. Você acabou de ler isso e agora tem a chance de agir com base nas informações antes da competição. Então, certifique-se de ir e fazê-lo.

Quero ver você não apenas ter sucesso, mas quero que você vença sua concorrência. E eu acredito que você pode, se você é uma grande empresa, ou apenas começando com muito pouco ou nenhum dinheiro.

Então, o que você acha das tendências acima? Você vê alguma tendência de marketing que se tornará realidade em 2020 da qual poucas pessoas falam?

Tags: | | | |

Sobre o Autor

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *