Passo a passo para aprender SEO. | Viva de Marketing
E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

E-Book 100% GRÁTIS! O Guia Essencial Para Marketing Digital

Guia Absolutamente Completo | Você vai ter acesso ao passo a passo de como começar no marketing digital. Comece hoje mesmo alavancar seu négocio com esse SUPER E-BOOK

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Passo a passo para aprender SEO.

Related image
Passo a passo para aprender SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa é complicada. Para muitos, é considerada uma arte sombria, salpicada de incertezas. E enquanto alguns profissionais de marketing consideram um desafio empolgante, outros se afastam com medo de que nunca conseguirão acertar. Então esse passo a passo para aprender SEO poderá ajudar.

No entanto, a verdade é que, se você está fazendo algum tipo de marketing on-line, ter um entendimento básico de SEO pode ajudá-lo a oferecer estratégias e campanhas mais bem-sucedidas.

Portanto, para ajudar você a se preparar para o sucesso, elaboramos um plano de 30 dias projetado para lhe dar uma melhor noção de como o SEO funciona, como ele se encaixa na sua estratégia e quais ferramentas você pode usar para medir e relatar suas informações. esforços.

Embora este post não o torne um profissional de SEO da noite para o dia, prometo que está cheio de recursos que tornarão sua vida um profissional de marketing digital um pouco mais fácil.

Vamos começar. 

Dia 1: saiba mais sobre como os mecanismos de pesquisa funcionam.

Related image
Passo a passo para aprender SEO

Antes de começar a se aprofundar nos conceitos de SEO, você precisará entender como os mecanismos de pesquisa funcionam.

Para se dedicar aos seus 30 dias, sente-se e assista a este vídeo do ex-chefe de spam na Web do Google, Matt Cutts. No final, você deve entender melhor como os mecanismos de pesquisa funcionam.

Dia 2: crie sua lista de leitura de SEO.

Image result for SEO
Passo a passo para aprender SEO

SEO é um fenômeno em constante evolução. Por esse motivo, grande parte de ser “au fait” com SEO está lendo. Felizmente, existem vários blogs de SEO realmente excelentes por aí que podem ajudá-lo a se manter no topo do cenário de SEO em constante mudança.

Aqui estão alguns blogs que você deve marcar agora. Recomendamos que você reserve algum tempo todos os dias para visitar pelo menos alguns deles:

Eles estão em inglês, mas se você traduzir irá aprender muito sobre passo a passo para aprender SEO.

Dia 3: Aprenda sobre o papel do SEO no marketing de entrada.

Image result for marketing de entrada
Aprendendo a fazer SEO

SEO e marketing de entrada fazem parte do mesmo ecossistema. A relação entre eles é simbiótica – o SEO ajuda o sucesso do marketing de entrada, garantindo que o conteúdo seja encontrado, e o marketing de entrada permite o SEO criando conteúdo de qualidade relevante ao qual as pessoas desejam vincular.

Para realmente entender como criar uma estratégia de marketing de entrada bem-sucedida, os profissionais de marketing de entrada devem entender onde o SEO se encaixa no marketing de entrada.

Dia 4: Aprenda o básico do SEO na página.

Para a maioria, o SEO na página é a parte mais fácil de entender porque você pode realmente vê-lo e controlá-lo. O SEO na página se refere ao que  os rastreadores de mecanismos de pesquisa podem discernir do conteúdo e da estrutura do seu site . Esses  elementos incluem o seguinte:

  1. Conteúdo (design e palavras)
  2. Tags de título
  3. URLs
  4. Tags Alt de imagem
  5. Ligação interna
  6. Marcação de esquema
  7. Arquitetura do site 
  8. Sitemaps XML

Para saber mais sobre o SEO na página, confira este guia abrangente  do pessoal da Moz. 

Dia 5: aprenda o básico do SEO fora da página.

Resultado de imagem para SEo
Aprendendo a fazer SEO

Esse é o lado do SEO que faz as pessoas suarem frio. Não deveria.

Fatores de SEO fora da página giram em torno de links. Eles abrangem qualquer coisa que afete a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa fora das informações que podem ser lidas no seu site.

Nesse estágio, você só precisa desenvolver uma compreensão abrangente do que está envolvido no SEO fora da página. (Você aprenderá mais sobre o edifício da ligação posteriormente.)

Este recurso útil do Search Engine Land lista todos os fatores relacionados ao SEO fora da página.

Dia 6: familiarize-se com o zoológico do Google.

As atualizações do algoritmo do Google são uma dor de cabeça para os otimistas dos mecanismos de pesquisa. Na verdade, eles são uma dor de cabeça para todos os profissionais de marketing digital.

Dito isto, é útil se familiarizar com as principais atualizações: Google Penguin, Panda, Hummingbird e Pirate. Novamente, a Moz possui um ótimo recurso que documenta e detalha todas as atualizações algorítmicas conhecidas desde o ano 2000.

Para entender melhor se e como essas atualizações afetam seu site, tente verificar seu site usando  a ferramenta Panguin  da Baracuda Digital .

Aprendendo a fazer SEO

Seção 2: Ferramentas de SEO

Image result for ferramenta de seo
Aprendendo a fazer SEO

Antes de sujar as mãos com o SEO, você precisa ter suas ferramentas de análise prontas para o uso. No final desta seção, você terá feito exatamente isso.

Dia 7: configure suas análises.

Reserve um tempo para configurar seu pacote analítico preferido. O Google Analytics tende a ser a escolha mais popular em termos de pacotes de análise. 

Para saber mais sobre como configurar seu Google Analytics para SEO, siga este guia .

Dia 8: configure o Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) para o seu site.

Se você quer que seu site seja classificado no Google, o Google Search Console é essencial. Essencialmente, essa ferramenta ajuda você a ver seu site como o Google o vê, fornecendo informações sobre páginas que foram indexadas, links que apontam para seu site, palavras-chave populares, posições de classificação, taxas de cliques, etc.

Reserve um tempo para configurar seu Search Console e pesquisar os dados. Depois de se familiarizar com ele, você também pode instalar as Ferramentas para webmasters do Bing para obter mais informações.

Este guia para iniciantes do Google Search Console  da Moz tem tudo o que você precisa para começar. 

Seção 3: Análise da concorrência e pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de concorrentes e palavras-chave é um ingrediente essencial para implementar estratégias de SEO bem-sucedidas, bem como estratégias gerais de conteúdo ou blog. Por esse motivo, você deve gastar bastante tempo desenvolvendo suas habilidades nessa área. Isso levará algum tempo, portanto, tenha paciência. O objetivo aqui não é copiar ou replicar o que os concorrentes estão fazendo, mas garantir que você esteja fazendo mais, fazendo-o com mais eficiência e fornecendo uma solução melhor para seus visitantes.

Siga as etapas abaixo e você terá as habilidades básicas necessárias para executar com êxito.

Dia 9 a 15: torne-se um profissional de pesquisa de palavras-chave.

Image result for pesquisa de palavras chave
Aprendendo a fazer SEO

Se você não tem dinheiro para gastar em curso, confira este ótimo tutorial de análise de palavras . Conduz a um processo completo para a pesquisa extensiva de palavras-chave em blogs, além de todas as diferentes ferramentas que você pode usar – gratuitas e pagas.

Dia 16-19: Faça uma análise da concorrência.

A execução de uma análise da concorrência é uma parte essencial da definição de uma estratégia de SEO. A análise do concorrente e da palavra-chave andam de mãos dadas e, de várias maneiras, fornecem a base para uma sólida estratégia de SEO.

Durante sua análise de SEO, você precisará descobrir respostas para o seguinte:

  1. Quem são seus principais concorrentes?
  2. Como são os níveis de tráfego? 
  3. Para que palavras-chave e frases eles estão classificados?
  4. Como é o perfil do backlink deles?
  5. Que tipo de presença nas mídias sociais eles têm?
  6. Como é a estratégia de conteúdo deles?

Seção 4: Link Building

O edifício da ligação permanece no centro do SEO. No final desta seção, você deveria ter começado a desenvolver sua própria estratégia de criação de links.

Dia 20: Desenvolva uma compreensão do edifício da ligação.

O edifício da ligação – um termo sinônimo de SEO fora da página – refere-se à prática de adquirir links de outros sites para o seu próprio país.

O número de links de alta qualidade com links para o seu site continua sendo um dos fatores de classificação mais importantes em SEO. Existem muitas técnicas para criar links, mas não é um trabalho fácil. É desafiador e demorado. No entanto, ao criar um ótimo conteúdo, é provável que você atraia muitos links organicamente, sem precisar gastar tempo procurando por eles.

Dia 21-23: Comece a desenvolver uma estratégia de criação de links.

Resultado de imagem para backlinks
Aprendendo a fazer SEO

Isso não significa descobrir onde você pode comprar um milhão de links supostamente de alta qualidade para o seu blog.

Depois de ler o ebook de Paddy, você deve ter um entendimento completo da importância do link building, bem como uma boa idéia de como fazê-lo. Agora é hora de levar isso para o próximo nível.

Jon Cooper, do Point Blank SEO, reuniu uma lista abrangente de táticas de construção de links . Você deve reservar um tempo para se familiarizar com eles (existem muitos) e descobrir como você pode implementar alguns deles em sua própria estratégia

Dia 24-26: Eduque-se no SEO local.

SEO local é algo sobre o qual mais e mais pessoas começaram a falar e se especializar nos últimos anos. É diferente do SEO orgânico tradicional, pois se concentra em fornecer resultados relevantes para um pesquisador com base em sua localização atual .

Por exemplo, se eu procurar os ‘melhores restaurantes’ na minha área de trabalho agora, o Google me fornecerá os resultados mais próximos.

Aprendendo a fazer SEO

O melhor lugar para começar com o SEO local é o Google Meu Negócio , onde você pode começar reivindicando sua página.

Dia 27-29: Aprenda o que você precisa medir.

O primeiro passo para uma medição bem-sucedida é descobrir exatamente o que você precisa medir. Aqui está o que recomendamos que você comece:

  1. Parte do mecanismo de pesquisa das visitas de referência
  2. Referências de mecanismo de pesquisa
  3. Visitas referidas por termos e frases específicos de mecanismos de pesquisa
  4. Taxa de conversão por termo / frase da consulta de pesquisa
  5. Número de páginas que receberam pelo menos uma visita dos mecanismos de pesquisa
  6. Rankings

Outra coisa realmente importante a ser observada aqui é que você deve tentar alinhar suas métricas de SEO aos objetivos de negócios. Se seu objetivo é gerar mais inscrições de e-mail a partir do conteúdo do blog, a visibilidade da pesquisa de palavras-chave de cauda longa que chegam ao conteúdo do blog deve estar no topo da lista. Ter objetivos tão claros tornará muito fácil considerar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de SEO.

Dia 30: Aprecie seu novo conhecimento.

copa america centenario chile GIF by Univision Deportes
Aprendendo a fazer SEO

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *